quinta-feira, 30 de junho de 2011

Livro "Um passeio pela África"

Dados Biográficos do Autor: Alberto da Costa e Silva, especialista em assunto africano, é ensaísta, poeta e memorialista. Nas obras dedicadas a África ressalta-se: “A enxada e a lança”, “A manilha e o libambo”, “Um rio chamado Atlântico”, “Francisco Félix de Souza, mercador de escravos” e “Das mãos do oleiro”.

Dados Biográficos do Ilustrador: Rodrigo Rosa é ilustrador de vários livros infantis ou não, além de ser cartunista de jornais e revistas. Entre os livros no qual ilustrou estão: “O negrinho do pastoreio e outras lendas gauchas”, “As aventuras de Tibicuera, Erico Veríssimo” e também “Um passeio pela África”.

Ano de Publicação: 2006
Editora: Nova Fronteira/Centro de Estudos Afro-Orientais (UFBA)

Proposta da Coleção:
A obra faz parte de um projeto editorial chamado Histórias ao Sul. Este projeto tem como objetivo a divulgação de obras de pesquisadores do “sul”, em contraposição ao conhecimento vindo unicamente do “norte”, devido à constatação de que as obras sobre o “sul” são majoritariamente escritas no eixo EUA – Europa.

Avaliação do Conteúdo:

Enredo: “Um passeio pela África” trata de uma viagem de três crianças a África, aonde estes vão desconstruindo as imagens esotéricas, acerca da África, que tinham na cabeça. Vão conhecendo uma diversidade de povos e culturas dentro da própria África, um pouco de suas historias, organizações políticas e sociais. O mais importante é o combate a idéia de atraso cultural na África, ressaltando as contribuições culturais para todo o mundo, e sobretudo ao Brasil.

Vocabulário: Utilizando de fácil linguagem, hora ou outra ressalta algumas palavras de origem africana para demonstrar a importância cultural da região para o mundo todo. Demonstra a apropriação de diversas palavras de origem africana ao nosso vocabulário e a existência de diversos tipos de línguas criolas, mistura lingüística entre as línguas africanas e outras línguas.

Temas/Ênfase: A obra mostra uma preocupação com o restrito conhecimento acerca da África e tem como objetivo desconstruir espécies de mitos exóticos sobre a África, como por exemplo: Um povo que vive entre os animais ou que na África vive só um povo de cultura única. A viagem de Inácio, Zezinha e Gustavo passa a ser a de todas as pessoas que lêem o livro e vão conhecendo, junto a estes, a verdadeira África e não a idéia comum de região miserável, pobre e tomada por doenças.

Contexto Histórico / Espacial / Social: A viagem se passa no contexto atual da África, aonde aos leitores vão sendo apresentados uma dualidade: Modernidade e tradicionalismo. Passando por grande parte da África, vai se percebendo as diferenças existentes entres os povos da África Atlântica, a diferença geográfica/ambiental entre esta mesma região da África e a África Índica, e ate mesmo a diferença religiosa dentro de uma cidade.

Avaliação das Ilustrações e Diagramação:

Descrição: Imagens representativas de passagens do texto, abundantemente coloridas.

Relação com o Texto: Representações detalhadas das descrições contidas no texto.

Avaliação Geral: A obra "Um passeio pela África" traz uma nova perspectiva sobre a África não só para crianças e adolescentes, mas tambem para adultos. No proprio enredo vemos adultos demostrarem que tem um conhecimento banalizado e preconceituoso acerca da África. Alberto da Costa e Silva não se detem apenas nas especificidades da África, tenta mostrar as suas proximidades com as nações "ocidentais", sobretudo o Brasil. Leitura facil e divertida, este livro é recomendado para o trabalho em sala de aula.

Onde Comprar:
Estante Virtual
Livraria Cultura
Livraria Saraiva
Livraria Siciliano

2 comentários:

  1. 1ºParte A GLOBO ditadura Vandalista da comunicação, leviana ardilosa e racista inimiga do povo brasileiro. No Brasil os judeus monopolizam a TV discriminam e humilham as mulheres negras?A MeGaLOBO RACISMO? A violência do preconceito racial no Brasil personagem(Uma negra boçal degradada pedinte com imagem horrenda destorcida é a Adelaide http://globotv.zorra-total/v/adelaide-e-briti-pedem-dinheiro-no-metro/, do Programa Zorra Total, TV Globo do ator Rodrigo Sant’Anna? Ele para a Globo e aos judeus é engraçado, mas é desgraça para nós negros afros indígenas descendentes, se nossas crianças não tivessem sendo chamadas de Adelaidinha ou filha, neta e sobrinha da ADELAIDE no pior dos sentidos, é BULLIYING infeliz e cruel criado nos laboratórios racistas do PROJAC (abrev. de Projeto Jacarepaguá da Central Globo de Produção) da Rede Globo é dominado por judeus diretores,produtores e apresentadores como Arnaldo Jabor,Carlos Sanderberg,Luciano Huck, Jairo Bouer,Luis Erlanger,Marcos Losekann,Marcius Melhem e Leandro Hassum,Vladimir Brichta,Tiago Leifert, Pedro Bial,William Waack,William Bonner & Fatima Bernardes,Ernesto Paglial & Sandra Annenberg,Mônica Waldvogel,Renata Malkes,Sandra Passarinho,Amora Mautner, Lillian W. Fibe,Esther Jablonski,Glenda Kozlowski,Gilberto Braga,Wolf Maya,Mário Cohen,Ricardo Waddington,Max Gerinder,Mauro Molchansky,Maurício Sirotsky,Michel Bercovitch,Fábio Steinberg,Guilherme Weber,Caio Blinder,Daniel Filho,Gilberto Braga,Walcyr Carrasco,Carlos H. Schroder e o poderoso Ali Kamel diretor chefe responsável e autor do livro Best seller o manual segregador (A Bíblia do racismo,que irônico tem por titulo NÃO SOMOS RACISTA baseado e num monte de inverdades e teses racistas contra os negros afrodescendentes brasileiros)E por Maurício Sherman Nisenbaum(que Grande Otelo, Jamelão e Luis Carlos da Vila chamavam o de racista porque este e o Judeu sionista racista Adolfo Block dono Manchete discriminavam os negros)responsável dirige o humorístico Zorra Total Foi dono da criação de programas e dos programas infantis apresentados por Xuxa(Luciano Szafir)e Angélica(Luciano Hulk) ambas tendo seus filhos com judeus,apresentadoras descobertas e lançadas por ele no seu pré-conceitos de padrão de beleza e qualidade da Manchete TV dominada por judeus sionistas,este BULLIYING NEGLIGENTE PERVERSO que nem ADOLF HITLER fez aos judeus mas os judeu sionistas da TV GLOBO
    Organização Negra Nacional Quilombo ONNQ 20/11/1970 – REQBRA Revolução Quilombolivariana do Brasil - quilombonnq@bol.com.br

    ResponderExcluir
  2. 2ºParte A GLOBO TV GLOBO faz para a população negra afrodescendente brasileira isto ocorre em todo lugar do Brasil para nós não tem graça, esta desgraça de Humor racista criminoso, que humilha crianças é desumano para qualquer sexo, cor, raça, religião, nacionalidade etc. o pior de tudo esta degradação racista constrangedora cruel é patrocinada e apoiada por o Sr Ali KAMEL fascista sionista (marido da judia Patrícia Kogut jornalista do GLOBO que liderou dezenas de judeus artistas intelectuais e empresários dos 113 nomes(Manifesto Contra as contra raciais) defendida pela radical advogada Procuradora judia Roberta Kaufmann do DEM e PSDB e o Senador Demóstenes Torres que foi cassado por corrupção)TV Globo esta mesma que fez anuncio constante do programa (27ª C.E. arrecada mais de R$ 10,milhões reais de CENTARROS para esmola da farsa e iludir enganando escondendo a divida ao BNDES de mais de 3 bilhões dólares dinheiro publico do Brasil ) que tem com o título ‘A Esperança é o que nos Move’, show do “Criança Esperança”de 2012 celebrará a formação da identidade brasileira a partir da mistura de diferentes etnias) e comete o Genocídio racista imoral contra a maior parte do povo brasileiro é lamentável que os judeus se divirtam com humor e debochem do verdadeiro holocausto afro-indigena brasileiro o Judeu Sergio Groisman em seu Programa Altas Horas e assim no Programa Encontro com a judia Fátima Bernardes riem e se divertem.(A atriz judia Samantha Schmütz em papel de criança um estereótipo desleal e cruel se amedronta diante aquela mulher extremamente feia) para nós negros afros brasileiros a Rede GLOBO promove incentiva preconceitos raciais que humilha e choca o povo brasileiro.Organização Negra Nacional Quilombo ONNQ 20/11/1970 – REQBRA Revolução Quilombolivariana do Brasil - quilombonnq@bol.com.br

    ResponderExcluir